6 found
Order:
  1. Cenas de dissenso e dispositivos interacionais na resistência insurgente criada pelos secundaristas.Francine Altheman & Angela Cristina Salgueiro Marques - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Este artigo analisa, em dois momentos do movimento de ocupação de escolas em São Paulo, que ocorreu em 2015, o encadeamento das ações, discussões, reações e resistências que envolveram a insurgência dos secundaristas, a partir da construção conceitual de “dispositivo” de Foucault e suas derivações para questões comunicacionais. A proposta é observar como as cenas enunciativas insurgentes representadas e narradas pelos estudantes no ato da ocupação da escola e no confronto com a polícia configuram um sujeito político que aponta para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A força do apelo do rosto Lévinasiano em contextos organizacionais marcados pela abertura à diferença.Angela Cristina Salgueiro Marques & Frederico Vieira - 2025 - Logos: Comuniação e Univerisdade 31 (3).
    Nosso intuito neste texto é elaborar uma reflexão que possa mostrar como o enigma configurado pela proximidade do outro, do diferente, pode perturbar e afetar ambientes organizacionais frequentemente hierarquizados e desiguais. A partir de estudo de caso do programa de Trainee exclusivo para pessoas negras colocado em prática pelo Magazine Luiza, investigamos como as ações de Luiza Trajano demonstram uma tensão entre a escuta do Rosto (Lévinas, Han, Ribeiro) e a reprodução de estratégias e ideologias neoliberais. De um lado, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    As relações entre ética, moral e comunicação em três âmbitos da experiência intersubjetiva.Ângela Cristina Salgueiro Marques - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):54-66.
  4.  22
    Entre o digno e o precário: enquadramento biopolítico de mulheres em fotografias jornalísticas sobre o Programa Bolsa-Família.Ângela Cristina Salgueiro Marques & Luís Mauro Sá Martino - 2020 - Bakhtiniana 15 (1):33-60.
    RESUMO Este texto delineia, a partir de Foucault, Fassin, Rancière e Butler, a existência de um enquadramento biopolítico de cidadãs e mulheres empobrecidas no contexto da implementação de políticas sociais. A reflexão aqui desenvolvida apresenta resultados parciais de projeto de pesquisa desenvolvido com apoio do CNPq, no qual são analisadas 150 imagens relacionadas ao Programa Bolsa Família, reunidas entre os anos de 2003 a 2015, publicadas nos veículos Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Veja e IstoÉ. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Fabular imagens intervalares e montar imagens sobreviventes: aproximações e diferenças entre os métodos de Rancière e Didi-Huberman.Angela Cristina Salgueiro Marques, Luis Mauro Sá Martino, Frederico da Cruz Vieira de Souza & Elton Antunes - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    O objetivo central deste artigo é explorar aspectos centrais e específicos do pensamento de Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman acerca das imagens. Interessa-nos identificar como ambos elaboram métodos de reflexão acerca do trabalho das imagens a partir das noções de montagem, intervalo, ficção, visibilidade, legibilidade e sobrevivências. As semelhanças e diferenças entre tais métodos serão observadas a partir de reflexão crítica de textos e obras dos autores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O momento qualquer e a coexistência de temporalidades liminares em Jacques Rancière.Ângela Cristina Salgueiro Marques & Luis Mauro Sá Martino - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (3):36.
    A perspectiva de Jacques Rancière sobre o “momento qualquer” tem sido um dos conceitos mais frutíferos para compreender a elaboração contemporânea de cenas políticas de dissenso de um ponto de vista estético. Mas o que exatamente seria um “tempo qualquer”? Como se relaciona com a criação de narrativas políticas? Este texto descreve algumas relações entre tempo e comunicação a partir da visão de Rancière acerca das temporalidades intervalares que coexistem na construção de narrativas contra-hegemônicas sobre a existência de formas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark